Com uma abordagem simples e didática apresenta os elementos utilizados nos sistemas digitais: sistemas de numeração, portas lógicas, álgebra de Boole, simplificação de circuitos lógicos, circuitos combinacionais, codificadores, decodificadores, circuitos aritméticos, flip-flops, registradores, contadores síncronos e assíncronos, conversores A/D e D/A, multiplex, demultiplex, memórias eletrônicas e as famílias lógicas.

Traz o estudo dos principais elementos utilizados na Eletrônica Digital, possibilitando a compreensão das estruturas internas utilizadas no desenvolvimento de modernos sistemas digitais. Nesse aspecto, conforme já mencionado nas edições anteriores, o entendimento dessas estruturas e a elaboração de projetos dedicados são essenciais, principalmente no campo do ensino, em que a formação de profissionais com boa capacidade de desenvolvimento se torna cada vez mais necessária. A Eletrônica Digital hoje se caracteriza por conhecimentos de caráter introdutório aos sistemas digitais que utilizam microprocessadores, microcontroladores e outros sistemas programáveis e reconfiguráveis, tais como os dispositivos de lógica programável.

A partir da 41a Edição, o Elementos de Eletrônica Digital apresenta uma nova formatação e um trabalho de revisão e atualização.

A principal alteração foi realizada no capítulo 4, em que alguns dos projetos utilizados como exemplos foram modificados por outros mais atualizados. Os projetos apresentados, embora simulem situações possíveis, são didáticos e servem para descrever o método de realização, podendo ser empregados na prática como modelos para a solução de pequenos problemas ou, ainda, para a construção de circuitos periféricos dentro dos sistemas digitais mais complexos já citados. Esse capítulo é de extrema importância para o aprendizado, pois permite ao leitor um contato inicial com o desenvolvimento de projetos para aplicações específicas. No mais, o livro sofreu apenas alterações de texto discretas, mantendo as características que o consagraram.

Os capítulos possuem exercícios resolvidos e propostos e as suas respostas.